METODOLOGIA DO HAND7

O Projeto Hand7 foi iniciado utilizando-se de uma metodologia prática, ou seja, através de muito conhecimento prático aplicado ao processo de ensino-aprendizagem.
Porém, ao perceber tamanho crescimento do Projeto do Projeto Hand7 juntamente à ampliação territorial, sentiu-se a necessidade de uma padronização nas aplicações metodológicas para que o Projeto Hand7 fosse ministrado da mesma maneira e com a mesma qualidade em todos os núcleos independente do professor e da localidade.
É importante entender que Padronização se refere à criação de um modelo a ser seguido para execução de tarefas e atividades dentro de uma empresa / associação. Isso inclui desde o planejamento macro (gestão), planejamento meso (pedagógico), planejamento micro (aulas), didática de aplicabilidade dos conhecimentos, criação de estratégias, resolução de problemas e muito mais. A padronização define como cada etapa deve ser executada, quem é responsável por cada ponto e qual a sequência das etapas a serem seguidas.
Benefícios da padronização:
● Execução consistente: Garante que as tarefas sejam realizadas com a mesma qualidade, independentemente do professor/núcleo.
● Redução de falhas: Evita discrepâncias nos resultados.
● Expectativas claras: Define as expectativas de resultados para cada processo.

4.1 – PERFIL DO ALUNO DO HAND7
O Projeto Hand7 busca transformar as vidas de crianças, adolescentes e jovens através de uma formação humanizada, onde as quadras de handebol serão o palco para o desenvolvimento da autoestima e a sensação de integração/pertencimento, tendo uma influência direta na formação do caráter e na melhora da qualidade de vida.

4.2 – EMENTA
A metodologia adotada pelo Projeto Hand7 tem como meta transformar as vidas de crianças, adolescentes e jovens em diversas situações de vulnerabilidade social através das experiências vivenciadas nas quadras de Handebol, possibilitando assim novas oportunidades e caminhos para suas vidas.

4.3 – OBJETIVOS DO PROJETO HAND7
Geral:
Oportunizar aulas de handebol para crianças, adolescentes e jovens, e promover a inclusão e o desenvolvimento social

Específicos:

Trabalhar e desenvolver:
1 – Ética e Desportivismo;
2 – Excelência e Qualidade de Vida;
3 – Formação Integral do cidadão / aluno;
4 – Responsabilidade Social;
5 – Valorização da Comunidade local;
6 – Inclusão.

4.4 – COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO PROJETO HAND7

De modo geral, os métodos de ensino no esporte são: Método Global, Método Parcial e Método Misto.
No Método de Ensino do Esporte Global, o aluno aprende a jogar, jogando, em situações reais de jogo ou simuladas. O professor observa, orienta e fornece feedback para aprimorar a aprendizagem.
Já no Método de Ensino do Esporte Parcial, o foco está no aprendizado das técnicas em “partes”, envolve séries de repetições de exercícios para o aprendizado técnico.
A metodologia desenvolvida e seguida pelo Projeto Hand7 se baseia no processo de ensino aprendizagem seguindo o método da progressão pedagógica, ou seja, o desenvolvimento do aluno acontece sempre do mais simples para o mais complexo, sempre pensando na evolução do aluno.
Essa metodologia é uma mistura do método global e do método parcial de ensino do esporte, ou seja, é dada a devida ênfase ao ensino das técnicas (fundamentos específicos do handebol), porém com aplicações de situações reais de jogo. Tudo isso seguindo uma progressão de ensino sempre seguindo do mais fácil para o mais difícil.

A metodologia prevê o desenvolvimento das habilidades e competências listadas abaixo:
1 – Habilidades Comportamentais – APRENDER A SER
2 – Habilidades Psicomotoras – APRENDER A FAZER
3 – Habilidades Técnicas do Handebol – APRENDER A JOGAR

4.4.1 – Competências e Habilidades Comportamentais – APRENDER A SER. Autocontrole e Autoconhecimento, inteligência emocional, resiliência, flexibilidade, criatividade, versatilidade, comunicação, pensamento crítico, trabalho em equipe, cooperação, socialização, foco nos resultados, liderança e etc.

As competências e habilidades comportamentais são valiosas tanto na vida pessoal quanto na profissional. Veja algumas das formas que o esporte Handebol pode aprimorar tais competências:
Respeito ao Próximo: O Handebol ensina a respeitar adversários, colegas de equipe e árbitros. A capacidade de respeitar e valorizar os outros é fundamental em qualquer contexto.
Resiliência: A superação de desafios no esporte, como derrotas ou lesões, ajuda a desenvolver resiliência. Essa habilidade é essencial para enfrentar obstáculos na vida profissional.
Foco em Resultados: No esporte, o objetivo é vencer. Isso requer concentração, determinação e foco. Essa mentalidade também é aplicável ao ambiente de trabalho.
Trabalho em Grupo: Esportes de equipe exigem colaboração e comunicação eficaz. A capacidade de trabalhar bem com os outros é altamente valorizada no mundo profissional.
Autocontrole e Autoconhecimento: O esporte ensina a lidar com emoções, como frustração e ansiedade. Essa habilidade é crucial para tomar decisões racionais e manter a calma sob pressão.
Liderança: Capitães de equipe e líderes esportivos desenvolvem habilidades de liderança, como motivar os outros e tomar decisões estratégicas.
Inteligência Emocional: O esporte ajuda a reconhecer e gerenciar emoções, bem como a entender as emoções dos outros.

4.4.2 – Competências e Habilidades Psicomotoras – APRENDER A FAZER. Coordenação, esquema corporal, equilíbrio, lateralidade, ritmo, organização espaço-temporal, motricidade fina, imagem corporal, tônus, resistência, força, agilidade / receptores de informação (visual, acústico, tátil, sinestésico e vestibular).
As competências e habilidades psicomotoras desempenham um papel crucial na iniciação esportiva. Essas habilidades envolvem a integração entre aspectos motores, cognitivos e psíquicos, contribuindo para o desenvolvimento global dos pequenos atletas. Aqui estão algumas considerações importantes:
Coordenação: A prática do Handebol permite que a criança aprimore sua coordenação motora, aprendendo a executar movimentos específicos com precisão.
Equilíbrio: O Handebol desafia o equilíbrio da criança, seja ao correr, saltar ou se movimentar em diferentes direções. Isso contribui para o desenvolvimento de habilidades posturais e de estabilidade.
Lateralidade: Durante a prática esportiva, a criança vivencia situações que a ajudam a compreender sua lateralidade (direita e esquerda). Por exemplo, ao driblar a bola de handebol, ela está aplicando esses conceitos.
Percepção de Espaço: O Handebol envolve noções espaciais, como calcular distâncias, posicionar-se em ponto da quadra e antecipar movimentos. Essa percepção é fundamental para o desempenho esportivo.
Atividades Lúdicas e Formais: A psicomotricidade pode ser desenvolvida por meio de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, que estimulam o prazer pela prática esportiva. Combinar essas atividades com exercícios mais formais é uma abordagem eficaz.
Transmitir o Gosto por Aprender e se Aperfeiçoar: Incentivar a curiosidade e o desejo de aprender é essencial para o desenvolvimento contínuo das habilidades psicomotoras.

4.4.3 – Competências e Habilidades Técnicas Handebol – APRENDER A JOGAR HANDEBOL. Fundamentos (drible, passe, recepção, arremesso, salto, deslocamento e finta), sistemas técnicos e táticos.
O desenvolvimento dessas competências e habilidades contribui para a formação social e intelectual dos alunos, proporcionando vivências que vão além das técnicas. É enfatizado o aprendizado coletivo e individual, promovendo a capacidade de trabalhar em equipe e o desenvolvimento de habilidades específicas.
Para desenvolvimento coletivo dessas competências e habilidades, o ciclo do projeto (normalmente de um ano) é pautado em três ciclos, onde as competências e habilidades comportamentais, psicomotoras e técnicas do handebol são subdivididas da seguinte maneira:
• 1° Ciclo: Iniciação
• 2° Ciclo: Aperfeiçoamento
• 3° Ciclo: Domínio
1° Ciclo: Iniciação
1 – Competências e Habilidades Comportamentais: Autocontrole e autoconhecimento, inteligência emocional, flexibilidade, socialização.
2 – Competências e Habilidades Psicomotoras: Coordenação, esquema corporal, equilíbrio, lateralidade, receptores de informação (visual, acústico, tátil, sinestésico e vestibular).
3 – Competências e Habilidades Técnicas Handebol: Drible, passe, recepção, arremesso.
2° Ciclo: Aperfeiçoamento
1 – Competências e Habilidades Comportamentais: Criatividade, versatilidade, comunicação, resiliência e socialização.
2 – Competências e Habilidades Psicomotoras: Ritmo, organização espaço-temporal, motricidade fina, receptores de informação (visual, acústico, tátil, sinestésico e vestibular).
3 – Habilidades Técnicas Handebol: Passe, recepção, arremesso, salto.
3° Ciclo: Domínio
1 – Competências e Habilidades Comportamentais: Versatilidade, comunicação, pensamento crítico, trabalho em equipe, cooperação, socialização e liderança.
2 – Competências e Habilidades Psicomotoras: Imagem corporal, tônus, resistência, força, agilidade / receptores de informação (visual, acústico, tátil, sinestésico e vestibular)
3 – Competências e Habilidades Técnicas Handebol: Passe, recepção, arremesso, salto, deslocamento e finta.
Como o projeto em grande maioria é contínuo em muitos dos núcleos, dá-se sequência ao processo de evolução das habilidades, principalmente nas habilidades técnicas do handebol, onde inicia-se as habilidades táticas ligadas aos sistemas ofensivas e defensivas de acordo com o nível dos alunos do núcleo.

Como posso participar?

Para participar do projeto HAND7, basta entrar em contato conosco através do formulário de contato ou pelos nossos canais de mídia social.

Quem pode participar?

O projeto HAND7 é aberto para crianças e adolescentes em situação desfavorável que desejam praticar handebol e desenvolver valores de ser, fazer e jogar.

Como contribuir?

Você pode contribuir com o projeto HAND7 de diversas formas, como doações financeiras, doação de materiais esportivos ou se tornando um voluntário.

Quais são os valores do projeto?

Os valores do projeto HAND7 são baseados no respeito, trabalho em equipe, disciplina, superação e inclusão social.

Como ser um parceiro?

Se você deseja se tornar um parceiro do projeto HAND7, entre em contato conosco para discutirmos as possibilidades de parceria.

QUERO SER HAND7

Queremos você no HAND7! Faça parte da nossa família e transforme sua vida através do esporte! Pais, garanta um futuro promissor para seus filhos. Inscreva-se agora e dê o primeiro passo rumo ao sucesso no handebol e na vida!