A história do Hand7 tem uma ligação direta com o amor de uma pessoa pelo Handebol. Essa pessoa se chama Edson Assunção, fundador do Projeto Hand7.
Edson Assunção iniciou sua carreira como atleta de handebol na década de 1970, onde participou de várias edições dos Jogos Escolares do município de Coronel Fabriciano – MG. Em paralelo, iniciou seus treinamentos no clube Usipa com um treinamento técnico mais avançado. Já nesse período, em pleno 13 anos de idade, começou a desempenhar papel de treinador replicando os ensinamentos da Usipa para sua equipe da escola. A partir de então, Edson participou de todas as competições possíveis, incluindo todas as edições dos Jogos do Interior de Minas Gerais (antigo JIMI), onde foi campeão mais de 10 vezes. O mesmo aconteceu com o Campeonato Mineiro onde Edson também se consagrou campeão mais de 10 vezes. Como um atleta exemplar e de um altíssimo nível técnico, ao longo de sua carreira de atleta, Edson foi convidado para compor inúmeras equipes de competição em vários estados como Bahia, Espírito Santo e São Paulo, além de ter representado a Seleção Mineira por muitas vezes. Foi campeão da Copa do Brasil, assim como obteve resultados incríveis em Campeonatos Nacionais e Jogos Abertos Paulista. Além de tudo isso, foi artilheiro em quase todas as competições que participou…
Incrível, né?!!! Mas sua carreira não parou por aí… Como treinador, Edson obteve muito sucesso ao formar inúmeros atletas que são campeões até hoje e por ter sido campeão geral da federação e ganhar várias competições nas categorias cadete, juvenil, júnior e adulto, além dos Jogos do Interior de Minas Gerais (JIMI).
O inicio da carreira de Edson como treinador foi sempre vinculado à órgãos públicos, porém sempre com muita visibilidade pelo trabalho executado e resultados alcançados. O trabalho assim perdurou por muitos anos onde surgiu a possibilidade de desenvolver o handebol pela Lei de Incentivo ao Esporte. Com essa nova possibilidade, Edson criou o Projeto Hand7, inicialmente através da Associação do Novo Cruzeiro e posteriormente com a criação da Hand7 Associação.
A partir de então, o Projeto Hand7 foi sendo inserido em vários municípios da região do Vale do Aço se expandindo para regiões mais distantes e até mesmo em outros estados. O projeto vem proporcionando aos munícipios a pratica da modalidade Handebol na forma de inclusão onde qualquer pessoa pode praticar (incluindo os PCDS). Com um enfoque mais social, desde o ano de 2017, o Projeto Hand7 está atendendo inúmeras crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidades diversas, com muita credibilidade e responsabilidade social através da ferramenta HANDEBOL.